sexta-feira, 6 de agosto de 2010

novo rumo! post de Dão Carvalho





O que é Periferia Invisível?

O projeto sociocultural Periferia Invisível é uma iniciativa de moradores da região leste da cidade de São Paulo a fim de promover, incentivar e tornar viável a criação e produção cultural, bem como a utilização de equipamentos e serviços culturais e artísticos, públicos e privados, na Zona Leste, pela população local.

O que pretendemos?

O projeto Periferia Invisível possui basicamente dois focos, interligados entre si:

1) O objetivo maior e razão de existência do projeto: promover a arte e a cultura na Zona Leste, tornando a população local capaz de produzir e não apenas de consumir.
Ressaltamos, entretanto, que essa difusão cultural a qual pretendemos, diferentemente de muitas iniciativas ditas socioculturais, não possui caráter assistencialista. Não fazemos isso porque acreditamos que a cultura seja uma forma de tirar os jovens da marginalidade ou de diminuir a criminalidade, mas sim porque acreditamos que na periferia existem pessoas perfeitamente capazes de produzir arte e cultura, de contribuir para a construção de novas idéias, de modificar o ambiente em que se encontram, enfim, de fazer a diferença. Muitas vezes, porém, essas pessoas não conseguem encontrar, em sua região, espaços adequados para mostrar o seu trabalho, tendo que migrar para outra zona da cidade, quase sempre regiões nobres, causando assim um empobrecimento cultural na periferia, que carece de manifestações artístico-culturais.

2) O segundo foco do projeto deriva do primeiro. Notamos que existe na periferia, justamente devido a esta carência de manifestações culturais, um desinteresse da maior parte da população pela arte e cultura. Acreditamos que ao fazer esta população entrar em contato com a arte/cultura e fazendo com que ela saiba que é possível criar, que é possível produzir, dando todos os recursos necessários para que ela faça isso não há como esta população não se interessar e não se desenvolver neste aspecto. Então, nosso segundo foco é basicamente este: mostrar para a população da periferia que ela não precisa apenas consumir aquilo que vem de outras regiões da cidade e que pra ela é, muitas vezes, desinteressante: os moradores da Zona Leste podem se manifestar, podem e devem criar e produzir sua própria arte, sua própria cultura e promovê-la a partir de equipamentos culturais dentro de seus próprios bairros.

Como atuamos?

O projeto Periferia Invisível atua tanto na formação cultural, através de oficinas culturais, quanto na promoção cultural, através de eventos.

1) Oficinas

As oficinas do projeto são realizadas semanalmente em espaço cedido pela Igreja de Santa Luzia, em Ermelino Matarazzo. Elas ocorrem em duas frentes: oficinas de teatro e oficinas de música. As oficinas de teatro ocorrem normalmente aos sábados com o oficineiro Hamilton Fernandes, atualmente cursando Artes Cênicas na Universidade Anhembi Morumbi e com bastante experiência na área. Estas oficinas, no entanto, estão temporariamente suspensas por razões de remanejamento e reorganização. As oficinas de música ocorrem aos domingos e estão correndo normalmente há mais de um ano.

2) Eventos

Marca registrada do Periferia Invisível, os tradicionais saraus são os principais eventos realizados pelo projeto. Nestes saraus, contamos com as mais diversas apresentações de toda e qualquer forma de expressão artístico-cultural, desde música, teatro e dança até improvisações de poesias e beatbox. Toda forma de arte é bem vinda.*
Além destes já tradicionais eventos, também trazemos espetáculos artísticos das mais variadas artes e grupos para se apresentarem em nosso espaço.

3) Projetos Paralelos

Atualmente três projetos paralelos se desenrolam no Periferia Invisível:
- O projeto O Excluído, uma peça produzida e encenada pela própria equipe e que ficará em cartaz durante algum tempo em nosso espaço;
- A Paixão de Cristo, peça coordenada pelo Periferia e encenada por jovens da região que também será apresentada no espaço;
- Produção do curta Traços de Pâmela, em parceria com a Cia. Extremos Atos e que também será exibido em nosso espaço.

O que conseguimos até então?

A equipe Periferia Invisível considera que vem cumprindo seus objetivos de forma contundente com aquilo a que se propõe. Durante pouco mais de um ano de existência conseguimos trazer arte e cultura para a região através de eventos e apresentações de grupos da própria região ou de outras regiões. Além disso, o Sarau Periferia Invisível já se tornou um evento tradicional e reconhecido no bairro, demonstrando que a população pode se interessar e produzir arte e cultura na periferia. Conseguimos também contribuir com a formação cultural da região ao oferecer as oficinas e agregar valores e conhecimentos importantes para o desenvolvimento da mesma neste aspecto. Firmamos parcerias importantes, estamos integrando uma ampla rede de iniciativas culturais pela região, incentivando a criação, enfim, os resultados em geral são positivos. Reconhecemos, porém, que nossa área de alcance não só pode como deve ser ampliada para que possamos atingir um maior número de pessoas e conseguirmos cumprir plenamente o objetivo da promoção cultural

Como eu posso participar?

Divulgando a sua arte, incentivando a criação, participando de eventos, promovendo nossa iniciativa, indicando grupos, enfim, são inúmeras as formas que cada pessoa pode utilizar para contribuir com os nossos objetivos. O importante é não ficar parado.

Nenhum comentário: